Publicidade Stop Here

Lançamento do livro "Suas Palhoça" celebra trajetória da Assistência Social no município 1f5e1z

Foto: Evento na UniSul reúne profissionais e autoridades em um marco histórico para as políticas públicas de Assistência Social

Na tarde da última quinta-feira (8), o auditório C da UniSul, no campus Pedra Branca, foi palco do lançamento do livro “SUAS Palhoça: Experiências, relatos e reflexões”. A cerimônia reuniu aproximadamente 100 pessoas entre profissionais da assistência social, autoridades municipais, representantes de instituições parceiras e convidados. 484o3x

A mesa de abertura foi composta por figuras importantes da gestão pública e da organização da obra, como: o vice-prefeito de Palhoça, Rosiney Horacio; o secretário de Assistência Social, Maurício Roque da Silva; o vereador Pedro Paulo dos os Freitas (Pepê); os organizadores do livro, Douglas Garcia, Claudemir Osmar da Silva e Denise Ayres d’Avila; e o coordenador de Psicologia da UniSul, Marcos Henrique Antunes.

A publicação é fruto da política de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Assistência Social de Palhoça e reúne memórias, desafios e aprendizados vividos pelos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no município. Em seu discurso, Douglas Garcia, coordenador do Núcleo de Educação Permanente, destacou o simbolismo do livro como ferramenta de valorização do trabalho na ponta e visibilidade para a política pública. “Tenho certeza de que este livro vai trazer muitos resultados para todos nós”, afirmou.

Denise Ayres d’Avila, coordenadora do Paefi e uma das organizadoras da obra, reforçou o papel transformador do Suas nos territórios. “É uma política que, muitas vezes, é colocada em segundo plano, mas que é essencial para garantir direitos e acompanhar as famílias que mais precisam”, disse.

Claudemir Osmar da Silva, coordenador da Gestão do Trabalho, salientou que a obra abre um campo de possibilidades para a política de Assistência Social, projetando-a para um patamar semelhante ao da saúde pública. “É um trabalho fundamental na garantia da dignidade humana”, concluiu.

Estiveram presentes no evento representantes do Conselho Regional de Psicologia (CRP-SC), incluindo as conselheiras Yara Maria Moreira de Faria Hornke e Renata Cristiane Araújo de Lima Pierre Louis, além da psicóloga do Crepop, Pamela Lunardelli. Também participaram representantes das secretarias de Assistência Social de municípios vizinhos como São José, Biguaçu e Lages, além da presidente da FMP, Débora Raquel Schutz, e da assessora técnica de Políticas Públicas, Vania Guareschi.

O evento contou ainda com a exibição de um vídeo institucional com depoimentos dos autores, a entrega de exemplares da obra para os profissionais que contribuíram com seus relatos e estiveram presentes no evento, o sorteio de cinco livros para o público geral e uma confraternização com café e sessão de fotos.

A versão digital do livro já está disponível. A obra representa um marco na valorização da trajetória dos trabalhadores do Suas e no fortalecimento da política pública de assistência social no município.

Entre em nosso grupo do WhatsApp

735x1r

Esqueci minha senha 1115w