O roubo de fios é uma atividade criminoso que vem se tornando cada vez mais frequente na região da Grande Florianópolis. A capital do estado ficou, recentemente, sem luz na região central devido a situação. Até mesmo a iluminação especial da Ponte Hercílio Luiz já foi impactada em razão do furto de fiação e cabos. 5h3q2h
No município de Palhoça, a Prefeitura por meio da Secretaria de Segurança Pública coordena de forma constante operações integradas de fiscalização e prevenção da comercialização de materiais de origem ilícita com atenção especial para ferros velhos e reciclagens.
Essas ações ocorrem sempre com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, FCam, Vigilância Ambiental, Celesc, Fiscalização de Tributos e representantes das operadoras de telefonia. O objetivo da fiscalização é, justamente, evitar e coibir a comercialização de materiais fruto de atividades ilegais.
Recentemente, por meio de uma ação conjunto com as forças de segurança de Florianópolis, foram localizados em um galpão no município de Palhoça hidrômetros da Casan que haviam sido furtados e, também, aproximadamente 4 toneladas de cobre.
Vale ressaltar que o município por meio da Lei 4652/2018 dispõe a cassação de alvará de funcionamento dos estabelecimentos que comercializem, adquiram, transportem, estoquem ou revendam produto oriundos de furtos, roubo ou outras atividades ilícitas.