Publicidade Stop Here

Vereadores cobram novo posto de saúde para a Ponte do Imaruim 3d4n1h

Foto: Debate aconteceu durante a sessão de segunda-feira (19) da Câmara Municipal

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Palhoça realizada na segunda-feira (19), os vereadores debateram a possibilidade de ampliar a estrutura de saúde no município, com a construção de uma nova unidade básica na Ponte do Imaruim. 3y2r6m

Na tribuna, o vereador Alexandre Silveira de Sousa defendeu a Indicação 2086/2025, que solicita à Prefeitura um estudo técnico para aquisição de um terreno de 1.500 metros quadrados no bairro na Ponte do Imaruim, com vistas à construção de uma nova unidade de saúde. “ou da hora”, disse o parlamentar, ao reforçar a urgência da proposta. Ele destacou o crescimento expressivo da região e a necessidade de oferecer atendimento digno à população local. “A nossa indicação é nesse sentido: que a gente resguarde essa verba pra que a gente compre e adquira esse terreno o quanto antes”, destacou.

Durante a discussão, o vereador Mário Cesar Hugen parabenizou Alexandre pela iniciativa e lembrou que o assunto já havia sido tratado anteriormente. “A dificuldade hoje realmente é o terreno. Com uma área de mil e quinhentos metros quadrados na ponte, não é muito fácil encontrar”, observou, mas reforçou que o recurso para a obra está previsto.

Participando excepcionalmente da sessão, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Rosiney Horácio, atualmente exercendo interinamente o cargo de prefeito, confirmou a complexidade da situação: “O problema hoje maior é encontrar esse terreno para construir”. Ele detalhou projetos em andamento em outras regiões do município e confirmou que, com o terreno disponível, o município pode buscar recursos junto ao Ministério da Saúde. “O primeiro o que tem que ser dado ali na Ponte do Imaruim é nós adquirirmos um terreno”, confirmou.

O presidente da Câmara, vereador Nirdo Artur Luz (Pitanta), sugeriu alternativas à dificuldade de encontrar um terreno disponível na região. Uma das possibilidades é o estudo de viabilidade para a construção em uma área onde há um mangue "morto", segundo o vereador . "Dá pra fazer uma articulação com o Ministério Público para doação de 5 a 10 mil metros quadrados”, propôs Pitanta. 

O vereador André Xavier destacou o estado preocupante da atual unidade de saúde do bairro (foto). “Com o crescimento constante da população local, a região da Ponte demanda atenção urgente, assim como o hospital municipal”, afirmou. Apesar dos esforços da equipe de profissionais, que atua até as 22h, o parlamentar defende a adoção de medidas imediatas, como a implantação de uma unidade móvel de saúde ou a adaptação de estruturas já existentes. “É necessário reconhecer e parabenizar a equipe que ali atua, pela dedicação diante de uma realidade tão desafiadora”, complementou.

Entre em nosso grupo do WhatsApp

735x1r

Esqueci minha senha 1115w