Considerando a política como a arte de governar e, governar como a autoridade que um indivíduo político eleito para o poder maior do executivo, seja ele para prefeito, governador ou presidente, nos faz crer que a posição final sobre a execução ou não das diversas demandas sociais e econômicas, mesmo fundamentadas na lei maior, nossa Constituição, a realidade nos mostra que mesmo tais demandas sendo de fundamental importância para o nosso crescimento, o que prevalece nestas horas é a famigerada rede da politicagem. Uma considerável parte dos políticos veem nestes momentos a hora perfeita para barganhar e concretizar os seus objetivos maiores pelo qual tanto sonharam se eleitos fossem. Este é um dos momentos triste da política, onde a aprovação ou não dos mesmos estão pautadas única e exclusivamente no quanto vão receber em vantagens pecuniárias ou em posições mais expressivas dentro do governo ou do seu próprio partido e, o quanto isso vai pesar para eles em votos favoráveis ou não à sua próxima campanha política, deixando para segundo plano, ou até mesmo para nenhum plano, os anseios de grande parte da população de uma cidade, de um estado ou do próprio país, por mais positivas que estas demandas possam ser. 3fs1d
A política por si só é algo fundamental em nossas vidas, aplicamos ela no nosso dia a dia, em casa, no trabalho, nos relacionamentos, enfim, são várias as situações em que praticamos política. Nestas, apesar de que muitas vezes seus resultados terem grande importância em nossas vidas, normalmente os reflexos positivos ou negativos não envolvem muitas pessoas. Por outro lado, a política que sempre acompanhamos nas mídias, a política que sempre consideramos e pesamos muito nos seus reflexos em nossas vidas e de toda a coletividade, esta sim está precisando de uma grande transformação para que de fato possa representar da melhor maneira possível os anseios de toda uma sociedade que quer crescer e se desenvolver de maneira sustentável e justa.
Apesar de algumas transformações já estarem acontecendo, graças às pressões populares por políticos mais responsáveis e éticos, sofremos ainda com muitos parlamentares que ainda insistem na política do toma lá dá cá, fazendo da política um grande problema, quando deveria ser a solução!
Texto: Sérgio Filomeno.