A solidariedade e o altruísmo são grandezas sociais que estão interligadas, basicamente sinônimos perfeitos. Ambas se referem às ações, reflexos de seus sentimentos de empatia com o seu próximo. Este próximo pode ser um ente familiar, um amigo, um estranho, um animal, uma entidade social, e por aí vai. Enfim, fazer o bem sem projetar algum ganho, algum retorno que não seja o de gratidão pela parte assistida, e a satisfação de poder ajudar. 41y
Vivemos em um mundo muito individualista e artificial. Estamos perdendo o senso de união e compartilhamento - real, não virtual - dos bons sentimentos pelo próximo. Estamos cada vez mais ansiosos, mais imediatistas e, portanto, menos dispostos a refletir sobre as transformações sociais que estão sendo, de certa forma, impostas por determinados segmentos que, certamente, não têm o objetivo de difundir estes sentimentos - solidariedade e altruísmo -, pois tais sentimentos aproximam e tornam uma sociedade mais coesa.
Quantas vezes achamos que os nossos problemas são sempre maiores que os do próximo?!
Praticar a solidariedade, o altruísmo, nos engrandece espiritualmente e, consequentemente, nos fortalece física e emocionalmente. Pense nisso!
Texto: Sérgio Filomeno.