Antes de entrarmos no assunto, nunca é demais colocar o artigo da constituição em que trata deste tema. hv4
Com base na Lei 11.445/07, entende-se o saneamento básico como sendo “o conjunto dos serviços voltados às infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.”
Apesar do artigo acima nos mostrar que o saneamento básico abrange vários serviços importantes para proporcionar mais qualidade de vida à população, neste texto focaremos apenas na prestação dos serviços de o a água potável, a coleta e ao tratamento dos esgotos, especialmente deste último.
Todos nós sabemos da importância das pessoas terem o à água tratada e a coleta e tratamento dos esgotos para que elas, principalmente as crianças, possam ter uma vida mais saudável, reduzindo em muito as várias doenças que a falta destes serviços acabam gerando.
O que a realidade nos mostra, infelizmente, é a falta de comprometimento das autoridades competentes com estas questões tão relevantes. Isso vale para uma infinidade de municípios, mas neste texto, quero colocar a situação que o município de Palhoça enfrenta.
Nestas duas últimas décadas, as istrações públicas do município mesmo percebendo o crescimento populacional e urbano da cidade, nada fizeram de consistente para enfrentar estes problemas de frente. Nenhum projeto de peso foi apresentado e realizado até então.
Com um fornecimento de água potável que deixa a desejar, especialmente se considerarmos mais ao sul do município, onde a falta de água e sua qualidade trazem muitos problemas aos moradores, aos turistas e frequentadores daquela região, temos outro grande problema que é o esgoto; este mesmo é motivo de vergonha e indignação dos munícipes, pois dada a precariedade do sistema, muitos problemas tanto de saúde quanto ambientais, acabam gerando além da perda na qualidade de vida, um prejuízo econômico muito grande ao município em razão de vários aspectos, tais como: aumento de internações para o tratamento de doenças causadas pela falta de saneamento básico, destruição de grande parte de nosso ecossistema, que por sua vez, reflete negativamente no turismo e nos negócios imobiliários também.
Temos que ter a consciência da importância destes serviços tanto para a população quanto para a economia do município. Precisamos de homens públicos que abracem esta causa tão importante, tão necessária para que aconteça de fato um crescimento econômico e social em nossa querida e bela Palhoça!