Não vamos aqui tratar da doença em si, pois, todos já estão bem informados por tantos artigos disponíveis sobre o tema. Vamos tratar aqui dos reflexos desta quarentena e o que podemos extrair dela. l4f13
Muitas portas fechadas, muitos grupos, sejam familiares ou não, separados e confinados na espera pela contenção do surto. Certamente, muitas coisas acontecem nestes confinamentos, especialmente em relação a nossa mente. Algumas pessoas são mais positivas e compreensivas, porém, tem o outro tipo de pessoa que não tem as características deste primeiro grupo, são pessoas mais suscetíveis à irritabilidade, à angústia, e até mesmo, à depressão. Este último grupo, como sugestão, não deveria ficar procurando com frequência nas mídias, que massivamente não falam de outra coisa senão do Coronavírus, por dois motivos, primeiramente, pelo fato de lhe deixar cada vez pior nos seus pensamentos e angústias, e depois, pelo fato do desencontro de muitas informações, tendo até aquelas mal intencionadas para causar o pânico geral na população, com objetivos extremamente suspeitos, causar desavenças de interesses políticos, que por sua vez, acabam refletindo em muito na economia, com desabastecimentos de produtos no mercado, com demissões e quebradeira de empresas, enfim, tornando um caos em nosso país, que é ao que nos parece, ser o interesse de uma parcela de políticos e seus aparelhados, para destruírem o nosso atual Governo Federal; mas não quero me aprofundar nesta questão. Não estou aqui sugerindo que não seja real o problema com o Coronavírus, mas muitas coisas aconteceram e estão acontecendo por trás de tudo isso. Temos, com certeza, tomarmos todos os cuidados necessários para evitar a sua proliferação e, com isso, minimizar os males que esta pandemia pode causar especialmente aos nossos idosos e vulneráveis!
Apesar de tudo que estamos ando, podemos tirar algumas coisas boas para nossa vida, para nossa existência, considerando que somos seres sociáveis e que gostamos de viver em grupos. Muitas famílias que nunca deram tanta importância à aproximação, a união de seus familiares, podem estar se dando conta de o quão importante é a família! Outro grupo tão importante em nossas vidas são os grupos de amigos, onde o isolamento nos faz refletir o quanto é bom estar perto deles também! A outra grande coisa a se pensar, a se refletir, é sem dúvida, o quanto somos frágeis diante das forças da natureza, das epidemias, da violência, enfim, somos seres que para viver bem, precisamos de harmonia, de amor, de respeito, de solidariedade e de gratidão uns com os outros, e é claro, precisamos acreditar e ter fé em Deus de que tudo ará e que tudo isso servirá para uma grande reflexão e aprendizado para as nossas vidas!